Áudio O Poder das Afirmações Positivas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A PSICOLOGIA POSITIVA


No final da década de 90 cientistas de alguns dos maiores centros de estudos em Psicologia da atualidade, tais como os das universidades de Harvard,  Yale, Pennsylvania e Michigan, reuniram-se com o objetivo de compreender melhor os caminhos que levariam o ser humano à felicidade.  Assim nascia a Psicologia Positiva. Comprometida com o estudo científico das potencialidades humanas, a Psicologia Positiva agrega ao clássico papel curativo da psicologia convencional, também um caráter preventivo, essencial quando pensamos em qualidade de vida.


Felicidade para quê?

No ano de 2000 uma pesquisadora da Universidade de Michigan recebeu um prêmio da John Templeton Foundation por seu trabalho acerca da função das emoções positivas. Por meio desse estudo, descobriu-se que as emoções positivas (e, por extensão, a felicidade) possuem uma finalidade muito maior do que, simplesmente, promover o bem-estar [...]


Emoções positivas tais como alegria, otimismo, esperança, dentre outras, fortalecem nossos recursos intelectuais, físicos e sociais dos quais podemos lançar mão quando uma oportunidade ou uma ameaça se apresentam no ambiente.

Esse estudo também mostrou que, ao contrário do que ocorre com as negativas, o cultivo das emoções positivas promove uma disposição mental expansiva, tolerante e criativa, deixando as pessoas abertas a novas idéias e experiências.

Além disso, sabemos que, a partir da Revolução da Informação, as sociedades têm se tornado cada vez mais complexas e interdependentes. Nesse sentido, alguns pesquisadores são enfáticos ao afirmarem que do cultivo das emoções positivas dependeria a própria sobrevivência da espécie humana. No mundo corporativo essa realidade se repete.

Por isso, muitas empresas ao redor do mundo tais como Toyota, Nextel, dentre outras, têm traçado suas estratégias de gestão de pessoas baseadas nos princípios da Psicologia Positiva. Todas elas cientes de que a promoção da felicidade no ambiente de trabalho pode, além de atrair e reter talentos, transformar-se numa poderosa fonte de vantagem competitiva.
Fonte: site http://www.psicologiapositiva.com.br/

Um comentário:

  1. concordo!! pensametos e consequentemente atitudes positivas faz toda a diferênça em qualquer aspecto da vida.

    ResponderExcluir